Os 5 elementos simples e fundamentais para tornar os feedbacks realmente produtivos
- cornelispoel
- 4 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de ago.
O feedback é um mecanismo importantíssimo e o ideal para alavancar performances, corrigir condutas e desenvolver pessoas. Ele é fundamentel para fazer funcionários e equipes seguirem uma rota que os conduza à alta produtividade nas organizações. Portanto, o líder deve executá-lo com muita atenção e seriedade.
A seguir, são apontados 5 elementos sem os quais os feedbacks se tornam pouco ou nada eficazes:
Preparação: o líder precisa anotar e organizar todo os pontos que levará para o feedback, bem como solicitar que o liderado faça o mesmo. Idealmente, o líder deve pedir uma autoavaliação prévia do liderado, para que no feedback haja um alinhamento de percepções;
Humildade/humanidade: o líder não deve chegar na conversa se posicionando como um “pai”, um ser superior ou com a arrogância de que é o sabe-tudo e está ali para “puxar a orelha” do liderado. É preciso se comportar como uma pessoal normal que tem considerações a fazer a partir de constatações acerca do desempenho observado do liderado;
Fatos e competências: deve-se levantar ocorrências e fatos relacionados às competências que são pontos de atenção. Apenas citar que precisa melhorar isso ou aquilo sem conectar com uma situação ocorrida torna o feedback vago. E pode soar uma visão pessoal do líder, que talvez (ou muito provavelmente) seja colocada em xeque pelo liderado.
Disponibilizar-se para apoio: não basta indicar o que precisa ser melhorado e finalizar a reunião. O Líder deve verbalizar sua disposição para apoiar o desenvolvimento do liderado. O melhor caminho é instigar o liderado a pensar em um plano para melhorar os pontos necessários, indicar que deve trazê-lo para discussão e, em conjunto, chegar à versão final. Um PDI que parte simplesmente do Líder não é bom, porque tira a responsabilidade do liderado, sendo que o papel principal deve ser dele.
Energia: é preciso colocar energia para realizar feedbacks. Em minha experiência de 20 anos no meio corporativo, vi poucos líderes quererem, terem a paciência necessária, para de fato por energia na preparação e execução de feedbacks. Colocar energia significa investir tempo e dedicação para fazê-lo bem-feito, para tornar o processo eficaz e extrair todo seu potencial de impacto positivo às pessoas e organização.
Entre todos esses pontos, o principal é esse último, ou seja, a vontade do líder fazer direito e querer colocar energia no processo. Porque se houver isso, os demais pontos serão executados de forma natural e diligente! O líder que faz isso impacta positivamente seus liderados e ainda fortalece sua relação com eles! É um ganha-ganha para todos, incluindo, claro, a empresa!
Se fosse avaliar a energia que você dispende no processo de feedbacks com seus liderados, você consideraria pouca, média ou alta? E os impactos/resultados que consegue, como são? Reflita, pois há uma relação direta entre esses dois parâmetros!
__________
CORNELIS POEL é Especialista em Liderança de Superação para Resultados. Tem sólida experiência de liderança em 20 anos de vida corporativa em grandes multinacionais, além de um relevante histórico de resiliência e superação, por ter vencido várias doenças graves, um transplante de fígado e ainda ter se tornado triatleta.
É esse background, aliado à sólida formação acadêmica - é Doutor (PhD) - que ele leva às suas Palestras, Workshops, Minicursos, Mentorias e Consultorias.
Para saber mais sobre CORNELIS POEL e como ele pode ajudar sua empresa em temas de liderança, resiliência, superação de metas desafiadoras, engajamento e produtividade, entre outros, clique aqui: www.cornelispoel.com.br
Conheça também o Mídia Kit em https://bit.ly/Mídia_Kit_Cornelis
O vídeo institucional está disponível em https://bit.ly/Vídeo_CornelisPoel_Palestrante
Se quiser solicitar um orçamento ou entender melhor como podemos ajudar sua organização, nossos dados de contato estão em www.cornelispoel.com.br/contato . Se preferir, pode enviar uma mensagem direta por WhatsApp, basta clicar em http://bit.ly/WhatsApp_do_Cornelis








Comentários